Causas da Obesidade

Causas da Obesidade

A obesidade é causada por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia.

Ou seja a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

Para prevenir a obesidade deve-se escolher um estilo de vida com bons hábitos alimentares e atividade física diárias. Ao prevenir o ganho de peso você evita riscos maiores de muitas doenças crônicas, como doença cardíaca, derrame, diabetes tipo 2, pressão alta, osteoartrite, e alguma formas de câncer.

Como a obesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do organismo, a forma mais simples de tratamento é a adoção de um estilo de vida mais saudável, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas.

Essa mudança não só provoca redução de peso e reversão da obesidade, como facilita a manutenção do quadro saudável.


Sintomas da Diabetes

Sintomas da Diabetes

Os primeiros sintomas da diabetes tipoI surgem de repente afetando principalmente crianças e adolescentes.

  • Cansaço frequente, falta de energia, muito sono, preguiça.
  • Muita fome, aumento do apetite.
  • Perda de peso de forma repentina.
  • Muita sede, querer beber muita água, mesmo nos dias mais frios.

Os primeiros sintomas de diabetes tipoII, que se desenvolve em adultos acima dos 40 anos, geralmente estão relacionados às complicações da doença. Nesse caso, os sintomas podem ser:

  • Alterações nos olhos como dificuldade para enxergar.
  • Alterações nos nervos como dor, formigamento ou coceira pelo corpo.
  • Alterações nos rins que levam ao aumento das proteínas e da albumina na urina, que podem ser verificadas no exame de urina.
  • Alterações no vasos sanguíneos, como má circulação sanguínea e a disfunção erétil.

É muito comum que a diabetes tipo 2 se desenvolva e permaneça silenciosa por 10 a 15 anos, e durante este período até mesmo a glicose em jejum pode dar resultados normais, abaixo de 100 mg/dl. Por isso quem tem casos de diabetes na família ou está acima do peso e é sedentário precisa fazer além da glicemia em jejum, o exame da picada do dedo.